O piloto espanhol Carlos Sainz conquistou a liderança da sessão de treino livre única do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, que ocorreu em uma manhã chuvosa nesta sexta-feira (28). Mesmo com as condições complicadas, Sainz registrou a melhor volta, fechando como o mais rápido do pelotão.
Antes do início das atividades, a principal notícia da manhã foi a punição imposta a Max Verstappen. A equipe Red Bull optou por trocar a caixa de câmbio do piloto holandês, o que representou sua quinta mudança, resultando em uma penalização de cinco posições no grid de largada para a corrida do domingo.
A previsão para a sessão única de treino livre em Spa-Francorchamps era de tempo molhado. Os ensaios das categorias Fórmula 3 e Fórmula 2 aconteceram debaixo de chuva, e momentos antes da F1 ir para a pista, o asfalto estava bastante molhado, trazendo um desafio extra para os competidores
Aos poucos, mais pilotos começaram a aparecer na tabela com voltas de instalação. Nomes como George Russell, Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo e Lance Stroll também foram para a pista para sentir as condições na fase inicial do treino, enquanto a chuva continuava a cair incessantemente em Spa.
O primeiro tempo a aparecer na sessão foi o de Alexander Albon, virando 2min08s394. Pouco depois, Albon travou os pneus e passou reto na curva, indo para a área de escape sem sofrer qualquer problema. Enquanto isso, os engenheiros informaram a Hamilton pelo rádio que a chuva estava mais forte na área do pitlane.
A precipitação aumentou em Spa-Francorchamps, e com pouco menos de 15 minutos de treino, a maioria dos pilotos retornou aos boxes. A ordem na tabela era Albon, Tsunoda, Hamilton, Russell e Guanyu Zhou completando os cinco primeiros.
Enquanto as condições continuavam desafiadoras, mais pilotos retornaram à pista para testar o asfalto belga. No momento, Carlos Sainz, Sergio Pérez e Lando Norris estavam em ação, todos usando pneus de chuva extrema. Sainz cravou a volta mais rápida, com 2min03s207.
Na classificação do GP da Bélgica de F1, realizada em condições mistas e com pista bastante seca no Q3, Max Verstappen registrou o tempo mais rápido. No entanto, uma punição o derrubou para sexto lugar no grid, promovendo Charles Leclerc para a posição de honra.
Max Verstappen venceu a corrida Sprint do GP da Bélgica da F1, realizada em condições difíceis no circuito de Spa-Francorchamps. Oscar Piastri liderou a corrida por algumas voltas, mas não conseguiu segurar Verstappen após o relargada, com a intervenção do safety car trazido por Fernando Alonso. Piastri conquistou o segundo lugar, seguido por Pierre Gasly, da Alpine, completando o pódio.
Lewis Hamilton cruzou a linha de chegada na quarta posição, mas devido a uma punição de cinco segundos por uma colisão com Sergio Perez, caiu para a sétima posição final. Carlos Sainz terminou à frente de Charles Leclerc na P5 e P6, respectivamente. Lando Norris subiu para a sétima posição após a punição de Hamilton.
Hamilton e seu companheiro de equipe na Mercedes, George Russell, completaram os oito primeiros, ambos dentro da zona de pontuação da corrida Sprint.
Com forte chuva no circuito de Spa-Francorchamps, a volta de formação foi atrasada, e os pilotos foram obrigados a largar em condições de chuva pesada. O safety car liderou o pelotão durante quatro voltas. A largada foi dada com os pilotos iniciando com os carros de corrida equipados com pneus para chuva. Apenas no fim da primeira volta, Max Verstappen fez a troca por pneus intermediários, voltando atrás de Oscar Piastri.
Fernando Alonso escapou da pista na quarta volta, trazendo o safety car para a pista. O espanhol rodou na Pouhon duas vezes antes de parar na brita.
Na relargada, Verstappen aproveitou o vácuo de Piastri e fez a ultrapassagem na Kemmel, enquanto Perez despencava no grid. Hamilton mergulhou por dentro de Perez, mas acabou tocando o carro do mexicano, resultando em uma punição de cinco segundos ao piloto da Mercedes.
Quando faltavam três voltas para o fim da corrida Sprint, Verstappen, Piastri e Gasly ocupavam as três primeiras posições. Apesar de diminuir a diferença, Hamilton recebeu a bandeira quadriculada em quarto lugar, mas caiu para a sétima posição após a punição.
Resultado da Sprint do GP da Bélgica: (Os 8 primeiros)